Suporte Oracle para o RDBMS Database 11g

 

Desde 31 de maio de 2017, as atualizações para a versão Oracle Database 11g foram descontinuadas. Significando que, vulnerabilidades, ameaças e bugs nesta versão do banco de dados Oracle não serão mais suportadas pela Oracle.

Sendo assim, cabe o planejamento de upgrade, caso ainda não o tenha feito. Exceções, são casos de aplicação ainda não homologadas pelo desenvolvedor, e que, portanto, necessitam de um contrato de suporte especial.

A Aurum Consultoria oferece serviços de suporte em migrações e atualizações com ampla experiência no assunto, estamos prontos à auxiliar nos casos de:

♦    Elaboração de plano de capacidade Capacity Planning;

♦    Levantamento e Diagnóstico do ambiente;

♦    Atualização/Upgrade de versão do Database/Aplicação;

♦    Identificação de gargalos de desempenho e sugestões de solução;

♦    Otimização de queries para melhor desempenho;

♦    Instalação/manutenção de  RAC/DATAGUARD para alta disponibilidade e contingência;

♦    Elaboramos a sua migração de banco de dados.

Projeto de Upgrade de Banco 11g => 12c

Seja um projeto de TeraBytes ou apenas alguns GigaBytes, o produto final deve ser entregue dentro da restrição tripla de projetos especificado pelo PMBOK, Qualidade, Prazo e Custo. Não obstante, seja qual for o tamanho do banco de dados envolvido no projeto, o procedimento adotado será sempre semelhante no que tange a procedimentos a serem utilizados.

As diferenças estão basicamente nos riscos envolvidos para cada tipo de indústria (projeto).

São diferentes: O tempo de entrega; A janela disponível de indisponibilidade de sistema; Local ou remoto; On Premisse ou Cloud; entre outros casos específicos.

Observando este cenário, onde sempre se faz necessário um estudo de caso, preparei aqui um roteiro (específico para a atualização do 11g para o 12c) que utilizei com sucesso em alguns casos de migração de versão do RDBMS Oracle.

O cenário é de produção, teremos duas máquinas em cluster RAC 12g (Saturno e Netuno) em Oracle Linux 7. O node Netuno não chega a aparecer, pois, estaremos fazendo tudo nó MASTER e, somente após a conclusão, o segundo nó sobe, já com o 12c instalado, apenas reconhecendo o banco já migrado e pronto para uso.

Neste ambiente o Oracle Grid Infrastructure já foi migrado de 11g para 12c, esta etapa, a migração do Cluster, também será abordada à parte, pois, como expliquei acima, também é um roteiro a ser seguido e muitas vezes, seja o ambiente ou o Database, precisa ser complementado com o caso específico do cliente onde faremos a atualização da versão.

Siga o link abaixo para acompanhar este roteiro. 

Roteiro para atualização do RDBMS Oracle 11g para 12c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *